Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial >> Catálogo de Serviços
Início do conteúdo da página

Catálogo de Serviços

  • Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h37
  • Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 14h14

COMPANHIA DE COMANDO E APOIO

A Companhia de Comando e Apoio (CCAp) do 5º Batalhão Logístico tem por missão prover os meios para o comando e a administração desta Organização Militar, as comunicações e, em situações de operação, a segurança da Área de Apoio Logístico.

Dotada da Seção de Saúde do Batalhão, responsável pelo apoio médico dos militares e seus dependentes. Seção de Informática, que é responsável por administrar e manutenir a estrutura de rede e os sistemas. Pelotão de Comunicações, responsável por instalar e operar o sistema de comunicações, são as principais seções da Companhia de Comando e Apoio. Esta companhia também emprega militares para diversas seções administrativas do Batalhão.

COMPANHIA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO

A Companhia Logística de Suprimento (Cia Log Sup) é a subunidade integrante do 5º Batalhão Logístico, cuja missão é de suprir a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada nos materiais das classes I, III, V (M) e produtos acabados das classes II, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X, além de prover sua própria segurança.

Nesse contexto, a Cia Log Sup, por intermédio da logística da gestão do suprimento, proporciona a provisão de todas as classes necessárias às organizações e às forças apoiadas. Sendo fundamental para garantir o fluxo das operações logísticas da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

A Cia Log Sup tem constituição modular, adequada às capacidades do 5º B Log e possui em seus quadros o Pelotão de Suprimento Classes I e VIII (Pel Sup Cl I/VIII), que tem como destaque a capacidade de mobiliar e operar o Posto de Tratamento de água, o Pelotão de Suprimentos Classes III, V e IX (Pel Sup Cl III/V e IX), sendo responsável pelo armazenamento e distribuição de toda a reserva orgânica de combustível da 5ª Bda Cav Bld. Eventualmente pode mobiliar o Pelotão de Suprimento Classe II e Outras Classes (Pel Sup Cl II/ O Cl). Além dessas capacidades, a Companhia pode mobiliar e operar o Posto de Banho (P Ban) móvel, em favor das unidades apoiadas.

COMPANHIA LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO

A Companhia Logística de Manutenção tem como missão prestar apoio logístico em manutenção de 2º escalão às Organizações Militares da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, buscando a eficiência, celeridade e excelência. Realiza a manutenção de viaturas, armamentos leves e pesados, reparo e fabricação de suprimentos Classes II; estoque e distribuição de peças e conjuntos de reparação de suprimentos classes II, IV, V (Armt), VI, VII, IX e X; e também realiza diversas inspeções e assistências técnicas, através de suas equipes móveis.

COMPANHIA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE

Dotado de viaturas especializadas em transporte de blindados, o 5º Batalhão Logístico é vocacionado ao transporte, e isto pode ser verificado pela quantidade de missões realizadas anualmente, pelos meios especiais e pessoal altamente capacitado empregado no desempenho dessa função logística. Por ano, são percorridos mais de 300 mil quilômetros pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Brasília, evidenciando a rotatividade e dinamismo das missões cumpridas pelo 5º B Log em prol da manutenção e permanência da operacionalidade da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

INSTRUÇÃO

Dotada de equipe de instrutores especializados nos diversos órgãos de instrução do Exército e instituições civis, o 5º Batalhão Logístico desempenha as seguintes atividades de instrução:

Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva(NPOR)

Forma oficiais da reservar no quadro de Material Bélico e Serviço de Intendência.

Estágio de Instrução Preparatória para Oficiais Temporários (EIPOT)

Aprimorar a formação realizada nos NPOR.

Capacitar o estagiário ao desempenho das funções de Oficial Subalterno.

Ambientá-lo nas atividades correntes de uma OM.

Habilitá-lo à promoção ao posto de 2º Tenente.

Habilitar os concludentes à convocação para o EIC, bem como para emprego em caso de mobilização.

Definir os requisitos para a convocação ao EIC.

Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST)

É formado por estagiários do seguimento masculino e feminino, especializados em áreas específicas, que serão adaptados a rotina militar. Designados, após o estágio, para os quartéis da área da 5ª DE.

Curso de Formação de Sargentos Temporários(CFST)

O Batalhão forma sargentos temporário, nas qualificações de material bélico e intendência, da própria unidade e das unidades da 5ª RM/DE, sendo que a primeira fase, realizada durante a instrução básica, destina-se à formação geral do sargento temporário. A segunda fase é realizada na própria unidade de origem onde o futuro sargento ocupará vaga destinada a sua formação profissional.

Curso de Formação de Cabos(CFC)

Realizado no 5º B Log, anualmente, em diversas qualificações militares. O Batalhão recebe alunos de outras unidades do âmbito da 5ª RM/DE, para receberem a instrução que os habilitarão à promoção a cabo.

Curso de Formação de Soldados(CFSD)

Realizado no 5º B Log, anualmente, em diversas qualificações militares. O Batalhão forma os soldados para atuarem nas diversas áreas de atuação do 5º Batalhão Logístico.

 

Curso de Formação de Condutores

Dotado de uma autoescola própria, o 5º Batalhão Logístico oferece às organizações militares da 5ª RM, Marinha, Aeronáutica e as demais forças auxiliares, a formação de condutores nas categorias B, C e D, contribuindo com as atividades internas relativas ao serviço militar e contribuindo diretamente com as forças militares, através da formação de motoristas militares.

Fim do conteúdo da página