Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial >> Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

  • Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 16h48
  • Última atualização em Terça, 14 de Janeiro de 2020, 13h11
  • Acessos: 9464

 

 

O 5º Batalhão Logístico originou-se da 5ª Formação de Intendência, transferida de Campo Grande, Mato Grosso, para Curitiba em 1915, dando origem a 5ª Companhia de Administração. Em 1949, transformou-se em 5ª Companhia Independente de Intendência e criou-se a 5ª Companhia Independente de Saúde, unidades que permaneceram até o ano de 1971, quando extintas.

Nesse ano, fruto da modernização, reestruturação e atualização doutrinária do Exército, foi criado o 5º Batalhão Logístico, pela Portaria nº 45-GB, de 22 Dez 1971- Res e Aviso nº 4- DF, de 24 Fev 1969- Res, ativado em janeiro de 1972, absorvendo os efetivos e missões das Companhias Independentes de Intendência e Saúde citadas. Passou a ser a OM de Logística da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

Pode-se inferir, por este histórico, que a Unidade é uma das precursoras da Logística no Exército Brasileiro. Ocupou inicialmente instalações seculares do Exército, na Praça Oswaldo Cruz, no centro da cidade de Curitiba. Trata-se de um imponente conjunto em estilo colonial, cuja construção foi inaugurada a 21 de fevereiro de 1886.

Este prédio foi palco de episódios militares que marcaram a história do Paraná, tais como a Revolução Federalista de 1894, e a própria vida do Exército e da Nação na Revolução de 1930, quando em suas escadarias tombou morto, no cumprimento do dever, o Ten Cel CORREA LIMA, considerado idealizador do CPOR.

Embora a história desse prédio, que hoje tem sua fachada tombada pelo Patrimônio Histórico do município, não seja propriamente ligada ao 5 º B Log, já que abrigou diversas Organizações Militares da Força ao longo dos anos, a feliz coincidência de a OM ter sido sua última ocupante, faz com que o 5 º B Log seja, até hoje, identificado carinhosamente pela população mais antiga como o Batalhão da Praça Osvaldo Cruz, nos dias atuais uma área de grande movimento da cidade.

Em 22 de setembro de 1992, o 5º Batalhão Logístico, por meio de uma permuta entre o Exército Brasileiro e a iniciativa privada, ganhou novas e modernas instalações para melhor desempenho de suas atividades logísticas e conforto da tropa, sendo 240.000m2 de área total (cerca de 10 vezes maior que o anterior) e 23.163 m2 de área construída (02 vezes maior que o antigo).

Fruto de seu longo convívio na cidade, o Batalhão encontra-se plenamente integrado à comunidade civil curitibana, tendo participação significativa em todos os eventos locais, o que justifica o elevado prestígio e o alto nível de confiabilidade que goza junto à população em geral.

 

Subordinação

O 5° Batalhão Logístico está subordinado à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld), Brigada General Tertuliano de Albuquerque Potyguara integrante da 5ªRM/5ªDE. Sua sede localiza-se em Ponta Grossa, no Paraná.
A 5ª Região Militar - 5ª Divisão de Exército, orgulhosamente denominada "Região Heróis da Lapa" em homenagem aos heróicos feitos daqueles que tombaram no Cerco da Lapa,enquadra as Organizações Militares sediadas nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Está voltada para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro: defender a pátria e garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, participa, ainda, na solução de problemas comunitários e no desenvolvimento nacional.



Fachada do Antigo 5º Batalhão Logistico, hoje Shopping Curitiba


 

Vista aérea do Antigo 5º Batalhão Logístico

 

Fim do conteúdo da página